sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Concebido Pelo Poder do Espírito Santo

 Nasceu da Virgem Maria


     Nós acreditamos e confessamos que Jesus de Nazaré é o Filho de Deus. Desde toda a eternidade Ele vive na glória do Pai. Veio ao mundo e tornou-se semelhante a nós, manifestação encarnada do amor amor do Pai. um amor que ultrapassa tudo o que os homens podem imaginar e Dizer.
     Os teólogos e os discipulos de Jesus tem, cada um, a sua própria maneira de falar do minísterio da encarnação. São João começa o seu Evangelho por um hino a Cristo, que proclama: "E a Plavra se fez carne (quer dizer 'homem') e veio morar entre nós. Nós vimos a sua Glória" (Jo 1, 14).
     Na epístola aos Filipenses, São Paulo cita um hino batismal que descreve a encarnação do Filho de Deus, Jesus Cristo, como um movimento do "alto" para a "terra" ( quer dizer: de Deus para os homens) que volta para o "alto": "Ele, existindo em forma divina..., despojou-se, assumindo a forma de escravo... Humilhou-se, fazendo-se obidiente até à morte - e morte de cruz! Por isso, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o Nome que esta acima de todo nome, para que todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, e toda língua confesse; 'Jesus Cristo é o Senhor'" (Fl 2, 6-11)
     Na sua epístola ao Gálatas, São Paulo descreve a "vida de Jesus" numa só frase: "Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sujeito à Lei..., para... recebermos a dignidade de filhos" (Gl 4, 4-5)...
     Dois evangelista, São Mateus e São Lucas, contam como Jesus veio ao mundo. Começam o seu livro pelo "Evangelho da infância" (Mt 1-2; Lc 1-2).
     
O Filho de Deus Vem ao Mundo: Com o nascimento de Jesus, começa uma nova era na história dos homens com Deus. É por isso que o nosso calendário conta os anos "depois de Cristo". Na pessoa de Jesus de Nazaré, é o Filho de Deus - ele próprio Deus - que vem ao mundo para ser nosso irmão. É por isso que não podemos evocar seu nascimento sem evocar Deus. São Mateus e São Lucas também não podem relatar o nascimento de Jesus como narrariam o de uma criança qualquer. No seu Evangelho, não narram apenas o que aconteceu, mas também - para dar testemunho da plena verdade - o que os acontecimentos significam no projeto divino. Ambos insistem no fato de que Jesus, o Salvador, nasceu de uma virgem, pelo poder do Espírito Santo.
     São Lucas narra como Deus enviou o anjo Gabriel à Virgem Maria, em Nazaré. Ele a Saúda assim: "Alegra-te, Cheia de graça", e diz-lhe que o poder do Espírito de Deus a tornará mãe: "O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra" (Lc 1, 35). São lucas atesta que Maria diz "Sim" ao projeto de Deus e crê firmemente que, para Deus, nada é impossível. Conta como Maria e José se dirigem a Belém e como a cidade do rei Davi se torna o lugar do nascimento de Jesus. Fala dos pastores sobre os quais o céu se abre durante a noite do acontecimento, do cântico de louvor dos anjos que ressoa sobre a terra, e novamente dos pastores oriundos do povo judeu, que encontram Maria, José e o recém-nascido (Lc 2 1-20).
     São Mateus conta a provação a que foi submetido José - o carpinteiro de quem Maria estava noiva - quando descobre que ela espera um filho. Só depois de ter lutado consigo mesmo e de ter tomado a dolorosa decisão que lhe parecia a mais justa - a de despedir a sua esposa - vem a saber, esse sonho, o que Deus espera dele: ele, descendente do grande Davi, vai dar seu nome ao Filho de Deus, abrir-lhe o acesso à família de Davi e servi-lhe de pai na sua solicitude (Mt 1,18-24). Mateus viu que a maioria do seu próprio povo não acreditou em Jesus. Mas viu, igualmente, que existe entre todos os povos da terra homens que se colocam a caminho à procura de Jesus e o encontram. E não apenas depopis de sua morte e de sua ressurreição! É por isso que ele fala da estrela que conduz os magos desde muito longe até Belém para levarem suas oferendas a Jesus.
     E assim depois dessas sitações das horas antes do nascimento do menino Jesus, José e Maria se acentam para descançar numa mangedoura, onde ali, longe dos luxos, das riquezas, naquele local onde já mais se imagina-se que um Rei e mais ainda O Rei dos Reis aquele que é digno de toda Honra e Glória estaria vindo ao mundo para liberta todas as nações independente de raça ou cor, Trazendo a Luz para este mundo. Hoje podemos sim relembrar e viver a cada Natal O anuncio dos anjos na Noite Santa de Natal: "Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor". 
      
Fonte: Eu Creio
    
     
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário